O jogo on-line Second Life é um dos exemplos radicais de "prosumption", o neologismo criado por Don Tapscott, autor do livro "Wikinomics", para definir a criação de produtos pelos consumidores. "O Second Life não tem um roteiro predeterminado, e há poucas limitações em relação ao que os jogadores podem fazer. Os residentes criam quase tudo, desde lojas e casas noturnas virtuais, até roupas, veículos e outros itens para serem usados no jogo", escreve Tapscott no seu livro. Proporcionalmente à sua população real, Portugal já é o segundo país com maior presença no ‘Second Life’, atrás da Holanda. O BES é o 1º banco português a marcar presença no Second Life e no dia de inauguração, contou com uma regata, uma exposição fotográfica, fogo de artifício sobre a marina de Cascais e música durante a noite toda, enfim, superou as expectativas dos mais cépticos. Houve a preocupação de criar boas experiências a quem passou pelo espaço. Seria por exemplo importante que este banco tivesse diariamente, no mínimo, um colaborador para atender os avatares que por lá passam e para proporcionar novas experiências em harmonia com as necessidades dos visitantes, clientes ou não clientes. A estratégia de Marketing do BES como aposta clara no Second Life e o primeiro passo numa pura realidade Prosumption. Posto isto, à que considerar a presença em duas realidades, física e virtual, o potencial de relacionamento, a exposição da marca, colaboração e entrada de informação, de todo útil, para alimentar a empresa no desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias potenciadoras de diferenciação.
1 comentário:
Não vou fazer um comentário só à msg, mas geral... Está mt mt bom e mt à frente desculpa lá... Qual porcaria, dizias tu???
Só um pormenor: I would to prosume a picture of a cute guy... Podias ter posto um gajo giro ao lado da gaja não?... É que assim, as meninas não lavam os olhos...
Beijokas Filipa, estás de parabéns e a info está mt boa
Ana Duarte
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