Refere-se ao papel dos Clientes como co-criadores de valor. Para os consumidores este papel envolve a produção de bens e serviços para consumo próprio. Toffler (1980) referiu como "Prosumption", um Acrônimo para a combinação das actividades PROduction e conSUMPTION.
A necessidade de criar valor e adequar as empresas e os produtos às necessidades dos clientes originou, origina e tende a originar, o desaparecimento do intervalo entre consumidores e produtores. A formação de parcerias entre empresas e clientes é já uma realidade que começa a ganhar peso competitivo em várias empresas de diferentes áreas de negócio. O cliente começa a fazer parte integrante da estratégia da empresa, ou seja, tem um papel activo no desenvolvimento de produtos e serviços.
Necessidades como a sobrevivência, diferenciação, desenvolvimento e inovação estão na origem do conceito Prosumption.O Prosumption pode oferecer um grande potencial para as empresas que aprendam a valorizar a energia latente, ideias e talentos dos seus clientes e comunidades.
Numa lógica de Prosumption é necessário encarar o futuro com abertura, preparar estruturas direccionadas para o cliente, com novas regras de empenhamento e, em alguns casos, os adequar desafios para os actuais modelos de negócios.
3 comentários:
Muito interessante.
JM
Mt bom!
Bom Post.
Continua...
Enviar um comentário