Site Translator

Musica official - M-KETING

WEAPONS OF MASS MARKETING

quinta-feira, junho 5

Mas a final o que é isto de Prosumption?

Refere-se ao papel dos Clientes como co-criadores de valor. Para os consumidores este papel envolve a produção de bens e serviços para consumo próprio. Toffler (1980) referiu como "Prosumption", um Acrônimo para a combinação das actividades PROduction e conSUMPTION.


A necessidade de criar valor e adequar as empresas e os produtos às necessidades dos clientes originou, origina e tende a originar, o desaparecimento do intervalo entre consumidores e produtores. A formação de parcerias entre empresas e clientes é já uma realidade que começa a ganhar peso competitivo em várias empresas de diferentes áreas de negócio. O cliente começa a fazer parte integrante da estratégia da empresa, ou seja, tem um papel activo no desenvolvimento de produtos e serviços.

Necessidades como a sobrevivência, diferenciação, desenvolvimento e inovação estão na origem do conceito Prosumption.O Prosumption pode oferecer um grande potencial para as empresas que aprendam a valorizar a energia latente, ideias e talentos dos seus clientes e comunidades.

Numa lógica de Prosumption é necessário encarar o futuro com abertura, preparar estruturas direccionadas para o cliente, com novas regras de empenhamento e, em alguns casos, os adequar desafios para os actuais modelos de negócios.

3 comentários:

Filipe Estrelinha disse...

Muito interessante.

JM

A disse...

Mt bom!

Anónimo disse...

Bom Post.

Continua...

Wikinomics - Puro Prosumption

YouTube-most viewed Today

Puzzle Bobble

GOOGLE

Arquivo do blogue